Fonte: Sebrae/TO
O evento de premiação do Prêmio MPE Brasil de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, realizada no Tocantins no último dia 18/11, no Palácio Araguaia em Palmas, contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre elas autoridades estaduais, diretoria do Sebrae/TO e empresários. Ladeados por estrelas que foram ícones em inovação em suas épocas, como Marilyn Monroe, Carmem Miranda, Elvis Presley e Charles Chaplin, os vencedores tiveram um momento de celebridade recebendo os comprimentos e reconhecimento dos presentes.
Foram contempladas quatro empresas que se destacaram em suas áreas de atuação. Na categoria Comércio, a vencedora foi a empresa Farmácia Floramed (Palmas), da proprietária Karolyne Botelho, que busca tornar-se referência regional em atendimento e promoção de saúde, valorizando a ética, a eficiência e qualidade.
A vencedora na categoria Agronegócio foi a Fazenda Vale do Boi, do proprietário Epaminondas de Andrade (Araguaína), que mostrou um completo esforço na implantação de boas práticas de gestão. A empresa Búfalo Grill (Palmas) ganhou o prêmio na categoria Serviços em Turismo. O proprietário Diego Passoni afirmou que o prêmio é um incentivo para a contínua busca pela excelência fazendo da empresa referência no ramo.
Já na categoria Serviços em Tecnologia da Informação, o vencedor foi a Rad Informática (Araguaína), de propriedade do empresário Robson da Silveira. A empresa participa do prêmio desde sua implantação no Tocantins e esta é a terceira vez que é premiada. Para Robson, este reconhecimento representa um crescimento muito grande para o seu negócio, o que lhe confere um status de liderança no mercado. “Para mim, valeu a pena competir e fiquei muito feliz em também ter vencido na categoria responsabilidade social. Eu e minha equipe fomos duplamente reconhecidos”, disse.
Segundo o presidente do Sebrae/TO, Hugo de Carvalho, o prêmio é uma ferramenta que permite ao empresário fazer uma auto-avaliação e encontrar o melhor caminho para crescer e ter sucesso. Já para o diretor-superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia, a instituição tem cumprido com louvor seu papel de fomentar o desenvolvimento e a busca pela gestão com excelência.
MPE Brasil 2009
O prêmio tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e criação de ferramentas que possibilitem uma gestão empresarial de qualidade e que, por sua vez, estimulem a competitividade entre micros e pequenas empresas (MPEs). As empresas vencedoras receberam um troféu, um certificado e, posteriormente, um selo de divulgação para ser aplicado em seus produtos ou serviços, cartão postal com a marca da empresa e divulgação na mídia estadual, conferindo-lhes mérito e credibilidade.
Neste sexto ciclo de premiação do MPE Brasil, o prêmio contou com mais de mil inscrições de diversas cidades do Estado. O sistema de avaliação para a premiação engloba aspectos da gestão e resultados da empresa, estruturados em oito critérios: liderança, estratégia e planos, cliente, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados, sob a forma de um instrumento adaptado às características das micro e pequenas empresas. (Informações da Ascom/Sebrae)