Seminário em Busca da Excelência atrai grande público em Araguaína

Cerca de 400 pessoas participaram das atividades e receberam informações sobre o Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) disseminado pela FNQ que tem como base 11 fundamentos.

Aline Brabo – Colaboração Virgínia Dias

O público expressivo que compareceu no evento pôde saber mais sobre os fundamentos da Excelência em Gestão para o aumento de competitividade das organizações. O assunto foi tratado no Seminário em Busca da Excelência, uma realização da Fundação Nacional da Qualidade em parceria com o Sebrae e aconteceu em Araguaína, no dia 12/08, com a presença de estudantes, empresários e autoridades.

No evento, empresários de sucesso apresentaram as melhores práticas de gestão das organizações reconhecidas por prêmios de qualidade nacionais como PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade, PQGF – Prêmio da Gespública e MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPE’s.

De acordo com a diretora técnica do Sebrae no Tocantins, Mila Jaber, que estava presente no evento, a cada dia o Tocantins se destaca mais no meio empresarial. “O Estado está em um processo visível de crescimento e está apresentando esses resultados, tanto que as empresas estão recebendo prêmios renomados de reconhecimento”, afirmou. Ela destacou ainda que o Seminário Em Busca da Excelência representa um dos momentos mais importantes para serem apresentadas as estratégias de sucesso das organizações premiadas e finalistas, as melhores práticas de gestão, seus padrões de desempenho, resultados, assim como inovações e oportunidades de melhoria.

Os ganhadores do Prêmio MPE Brasil no Tocantins falaram sobre suas experiências empresariais e incentivaram todos a participarem anualmente da competição, que para eles foi um impulso determinante no sucesso de suas atividades. O vencedor do prêmio nacional em 2009, da Fazenda Vale do Boi, Epaminondas de Andrade, declarou que o segredo do seu sucesso foi aliar seus conhecimentos executivos com a agropecuária. “Na minha carreira industrial eu aprendi gestão, mas sempre sonhei em colocar aquela gestão na fazenda”, acrescentou. No final do evento, foi realizada uma visita à fazenda Vale do Boi, em que os participantes puderam conhecer de perto o método utilizado por seu gestor.

Para o gerente do Núcleo Regional Norte do Sebrae, Francisco Dias Ramos, é de suma importância a implantação de programas que busquem aprimorar as práticas de gestão nas empresas, e o seminário é uma ferramenta importante nesse processo.

Sobre a FNQ

A Fundação Nacional da Qualidade é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Criada em 1991, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, para o aumento da competitividade das organizações e, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.

O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) disseminado pela FNQ tem como base 11 fundamentos da excelência: Pensamento Sistêmico; Aprendizado Organizacional; Cultura de Inovação; Liderança e Constância de Propósitos; Orientação por Processos e Informações; Visão de Futuro; Geração de Valor; Valorização das Pessoas; Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado; Desenvolvimento de Parcerias e Responsabilidade Social. É constituído por oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

Parceiros

A realização do evento foi uma parceria entre Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Movimento Brasil Competitivo, Gerdau, Sebrae, Gespública. Regionalmente os parceiros são a Eletronorte, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o 22º Batalhão do Exército.

http://www.to.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=664&cod=10509463