O objetivo é levar conhecimento aos produtores de bovinocultura sobre a importância do gerenciamento da propriedade entre outras valiosas informações sobre o setor.
O Encontro da Pecuária de Corte do Tocantins, que será realizado dia 05/05, no Auditório Principal da Seagro, na Agrotins, a partir da 15h45, tem como proposta a realização do monitoramento do projeto, troca de experiências e integração do grupo de produtores, visando também a disseminação de conhecimento específico e orientação empresarial sobre pecuária de corte ao público participante, bem como o fortalecimento da governança do projeto.
Para o encontro são esperados 200 participantes entre produtores rurais integrantes do projeto, parceiros e técnicos do setor. A programação prevê a realização da palestra “Gerenciando Pecuária de Corte com excelência” e a apresentação do caso de sucesso do empresário de agronegócio Epaminondas de Andrade, vencedor da Categoria Agronegocio da etapa nacional do Prêmio MPE Brasil.
O ponto alto do encontro será o lançamento do Gpec – um software de gestão de pecuária de corte, que será apresentado pelo diretor-superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia. Para ele a realização deste encontro é de grande importância para alinhar informações sobre o desenvolvimento do projeto Pecuária de Corte. “Além de disponibilizar informações estratégicas para o setor, lançaremos uma ferramenta que irá transformar positivamente a vida do empresário rural, possibilitando uma melhor gestão do seu negócio”, finaliza.
O presidente do Sebrae/TO, Hugo de Carvalho, complementa que a nova ferramenta vai possibilitar ao produtor dar mais profissionalismo ao seu trabalho. “É essa a nossa missão, propiciar aos empreendedores de micro e pequenos negócios condições para serem mais competitivos, com produtos e serviços de qualidade e assim conquistar o mercado”. Carvalho ressalta ainda que a Agrotins é um local estratégico para se lançar produtos voltados para o agronegócio, onde produtores de vários locais estão presentes.
Para a realização deste evento o Sebrae/TO conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Seagro, Faet/Senar, CNA e Tortuga.
Pecuária de Corte
O projeto teve inicio em janeiro de 2010 e tem como foco atender cerca de 100 produtores da pecuária de corte, de pequeno e médio porte, das regiões norte, médio norte, central e sul do Tocantins. No total participam do projeto 39 municípios. O objetivo é criar condições de modernização da pecuária de corte do Tocantins, visando garantir uma maior rentabilidade da atividade, utilizando de forma adequada os recursos naturais disponíveis.
Entre os resultados previstos estão o aumento da rentabilidade média da atividade pecuária de corte das empresas participantes do projeto em 5% até julho de 2011 e 5% até julho de 2012 com relação ao ano anterior, bem como ter os controles gerenciais básicos implantados até julho de 2010 em no mínimo 70% das empresas rurais participantes do projeto.