A Vale do Boi tem o rebanho nelore com maior número de CEPs PLATINA.
Tempo Técnico
O real valor genético do zebu selecionado
Na seleção, conhecer o real valor genético dos animais é essencial. Entre o valor genético real dos indivíduos e nossa avaliação, se interpõem camadas e camadas de elementos que desviam nossa atenção. Todos os esforços para remover essas camadas que falseiam nossas decisões são dignos de louvor. Em geral, eles demandam tempo e dinheiro, e aqueles que travam essa batalha merecem todo crédito. Neste espaço, desta edição, gostaria de apresentar algumas informações sobre o PMGZ – Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, trabalho que é conduzido pela equipe da Superintendência de Melhoramento Genético – SMG, com muita dedicação. É um conjunto pequeno de informações dada a dimensão real do programa, mas é válida sua divulgação. A proposta é mantê-la atualizada a cada edição da nossa revista.
Seu rebanho é especial?
Sabia que em seu rebanho podem existir animais especiais?
Animal com CEP (Certificado Especial de Produção) é animal especial, pois a ABCZ atesta sua superioridade genética e fenotípica.
Baseado nas Avaliações Genéticas ABCZ – Embrapa/CNPGC, os animais participantes do PMGZ são avaliados e determina-se seu IQG – Índice de Qualificação Genética.
Este IQG apresenta a seguinte ponderação:
IQG = 10% PM-EM + 15% PD-ED + 20% TMD + 30%PS + 10% IPP + 10% I2P + 5% PES
Onde:
PM- EM: DEP para efeito materno sobre o peso aos 120 dias (kg);
PD-ED: DEP para peso aos 240 dias (kg), efeito direto;
TMD: DEP para total materno sobre o peso a desmama (kg);
PS: DEP para peso ao sobre ano (kg);
IPP: Idade ao primeiro parto (dias) ;
I2P:DEP para intervalo entre o primeiro e segundo parto (dias);
PES: DEP para perímetro escrotal ao sobre ano (cm).
Os 8% melhores animais PO baseados neste índice (IQG) e nascidos na safra avaliada, são pré-candidatos ao CEP, portanto devem ser avaliados fenotipicamente por um técnico da ABCZ.
Assim, o intuito do CEP é identificar e disponibilizar ao mercado animais com genética superior e biotipo adequado à produção.
O CEP está dividido em quatro categorias:
CEP Platina: animais entre os 0,5% melhores IQG
CEP Ouro: animais entre os 2% melhores IQG
CEP Prata: animais entre os 5% melhores IQG
CEP Bronze: animais entre os 8% melhores IQG
Prova de ganho em peso
Por sua fácil execução e alta eficiência técnica, seja ela realizada a pasto ou confinada, a PGP – Prova de Ganho em Peso, é uma das provas zootécnicas que mais vem crescendo dentro do PMGZ. Conheça as PGP´s que encerraram e as que iniciaram em 2006:
Luiz Antonio Josahkian é superintendente-técnico da ABCZ.