A Seleção de Nelore PO começou na Fazenda São Judas Tadeu (Conquista-MG) e Fazenda Ipanema (Água Comprida-MG), no ano de 1975, sendo o produto de RGN n° 001 nascido em 01/08/1976, com o nome de Cherife. A partir de 09/10/1983 o rebanho foi transferido para a Fazenda Vale do Boi no município de Araguaína, norte de Goias (GO) e, depois de 1988, com a divisão do estado e municípios, Carmolândia (TO) [norte do estado de Tocantins, próximo ao sul dos estados do Pará (PA) e Maranhão (MA)].
Participa do Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ).
O rebanho é criado e recriado à pasto, gerando produtos prontos para produção sem necessidade de adaptação.
Primeira a ofertar no mercado do Tocantins produtos com exame andrológico, produzido mais de 300 touros anualmente e comercializado , principalmente, nos estados do Tocantins (TO), Pará (PA) e Maranhão (MA).
Pioneira na venda de animais com avaliação genética em leilões no estado do Tocantins (TO).
Realizou a 1ª Prova de Ganho em Peso à Pasto do Tocantins em 1997/1998 com ganho diário de 994 g/dia.
Em Setembro/2003 deu início na avaliação de Tipo EPMU (Estrutura, Precocidade, Musculatura e Umbigo) no PMGZ/ABCZ.
Em Março/2005 foi campeã 2ª etapa do Campeonato de Desempenho da Raça Nelore (Circuito *Boi Verde* de Julgamento de carcaças) realizado pela ACNB e Nelore Tocantins, no municipio de Colinas-TO.
Em Junho/2005 foi campeã 14ª etapa do Campeonato de Desempenho da Raça Nelore (Circuito *Boi Verde* de Julgamento de carcaças) realizado pela ACNB e Nelore Tocantins, no municipio de Araguaína-TO.
Em Setembro/2006 realiza o curso de Manejo Racional de Bovinos de Corte , ministrado pelo Prof. Dr. Mateus J. R. Paranhos da Costa (UNESP), colocando a Vale do Boi como uma das pioneiras no manejo racional de bovinos no Tocantins.