Como mais um instrumento do programa de melhoramento genético da raça Nelore, demonstrando o compromisso com o resultado econômico para seus clientes e a qualidade dos seus produtos, a Fazenda Vale do Boi participa dos concursos de avaliação de carcaças promovidos pela ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), sendo sempre presença destacada.
Junho/2021, 1º colocado (medalia de ouro) na 1ª etapa (Araguaina / TO)
Junho/2019, 1º colocado (medalia de ouro) na 1ª etapa (Araguaina / TO)
Março/2010, 3º colocado na 3ª etapa (Araguaina / TO)
Junho/2008, 2º colocado na 7ª etapa (Araguaina / TO)
Junho/2006, 2º colocado 7ª etapa (Araguaina / TO)
Junho/2005 foi campeã 14ª etapa (Araguaina / TO)
Março/2005 foi campeã 2ª etapa (Colinas / TO)
Veja mais sobre a presença da Vale do Boi
Objetivos do Circuito Boi Verde ACNB:
O Circuito tem como objetivo mapear o desempenho frigorífico dos animais da raça Nelore, criados sob diferentes condições, no Brasil e países vizinhos, além de proporcionar a troca de experiências entre os pecuaristas.
O campeonato possui etapas espalhadas por diversas regiões, e os pecuaristas podem participar de quantas etapas desejarem. Não há nenhuma restrição à participação. Podem participar criadores, invernistas e confinadores, independente do tamanho de seu rebanho. Basta dispor de animais Nelore, prontos para o abate, na data da etapa. O calendário de etapas é definido no início do ano, sendo amplamente divulgado na mídia.
A competição é a única do gênero no país. Através dela procura-se orientar os pecuaristas quanto aos parâmetros de maior liquidez comercial, vigentes no mercado. Durante a disputa, os participantes entram em contato direto com as práticas de produção e industrialização de carne de qualidade.
Histórico do campeonato:
A trajetória dos abates técnicos e avaliações de carcaças da raça Nelore, implementada pela ACNB, teve início no ano de 1999, através de uma metodologia desenvolvida sob a orientação do Prof. Dr. Pedro de Felício. Foram eles que forneceram o embasamento técnico para o desenvolvimento do Programa de Qualidade Nelore Natural – PQNN.
Em 2003, com o apoio da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, os abates técnicos passaram a ser organizados sob a forma de um Campeonato Nacional de Desempenho da Raça Nelore, batizado como Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças. Em 2004, se internacionalizou, com a realização de etapas no Paraguai.
A ACNB não interfere na comercialização dos animais inscritos para o julgamento, sendo que a negociação comercial é feita diretamente entre o pecuarista e o setor de compra das unidades frigoríficas co-promotoras das etapas.