Epaminondas de Andrade consagrou a Fazenda Vale do Boi como campeã nacional do prêmio MPE Brasil. Membro do conselho técnico do PMGZ, Epaminondas conta com vários touros em serviço nas principais centrais de sémem do país.
No Tocantins quem toma as rédeas do Nelore a campo é Epaminondas de Andrade. Ele acaba de consagrar a Fazenda Vale do Boi campeã nacional do Prêmio MPE Brasil de competitividade para micro e pequenas empresas. Não é atoa que os reprodutores da Vale do Boi tem sido requisitados pelas principais centrais de sêmen do país.
O pecuarista Epaminondas de Andrade incentiva e investe em melhoramento genético da raça Nelore. Na Fazenda Vale do Boi, a mais de 3 décadas, produz e comercializa matrizes e reprodutores Nelore PO a campo, animais avaliados pelo PMGZ. A propriedade é uma das maiores detentoras de candidatos a certificado especial de produção do programa. Tanta dedicação ao rebanho faz com que a Vale do Boi também participe do conselho técnico que dirige o PMGZ.
Tudo isso é recompensa pela experiência de Epaminondas de Andrade e os resultados se refletem na comercialização de 800 a 900 produtos por ano. Um deles é Fasto VB da Vale, touro TOP 0,1% com IQG de 4,77 . Outro touro desta bateria de sucesso é Xumi VB da Vale, animal TOP 1%. Imperador VB da Vale, TOP 0,5% com IQG 3,35 é outro destaque que não nega o nome.
“Nosso medidor é o programa de melhoramento. O retorno está nas progênies que eu tenho com os touros utilizados no meu próprio rebanho e também os que estão fora, vendidos ou em centrais vendendo sêmen.” destaca Epaminondas.