Circuito Boi Verde 2010: primeira etapa é sucesso em Tocantins

Resultado animou os participantes e organizadores do campeonato que já marcaram outra etapa para junho

A 8ª edição do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças iniciou em Araguaína (TO) com o abate de 297 animais de 11 pecuaristas. Deste total de animais, 64,6% apresentaram até quatro dentes e 60% tiveram peso entre 16 a 20 arrobas.

O lote da Fazenda São João da Providência composto por 18 animais foi o vencedor do campeonato. A propriedade que pertence a Maria Elizabeth Pereira Dias e Doncélio Guimarães fica em Bernardo Saião. “Essa é a segunda vez que participamos do campeonato e consideramos importante mostrar ao mercado a qualidade do nosso gado, que é criado totalmente a pasto”, disse Doncélio.

Em segundo lugar ficou Wanderlei Monteiro de Araujo, proprietário da Fazenda Santo Expedito localizada no município de Araguaná. “O campeonato é uma ferramenta importante que desperta o interesse do pecuarista em aplicar genética no gado de corte e, com isso, obter um rebanho que produza carne com qualidade capaz de atender as necessidades do mercado, que está cada vez mais competitivo”, avalia.

O pecuarista Epaminondas Andrade, da Fazenda Vale do Boi, em Carmolândia, foi o terceiro colocado. Para ele, a etapa foi uma ocasião excelente para mostrar que o Norte do Tocantins possui grande capacidade em produzir carne com qualidade, especialmente com a raça Nelore. “Um dos pontos fortes do campeonato é que além de reunir os pecuaristas participantes, eles têm a oportunidade de acompanhar de perto o julgamento in vivo e o abate técnico e receberem orientações sobre como produzir carne com qualidade para atender a demanda do setor”, completa.

Ação conjunta com a ACNT

A etapa contou com a participação da Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), e de acordo com a presidente Andrea Noleto Stival, a entidade junto com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)  desenvolve um trabalho de reforço junto aos produtores sobre a importância em participar de um abate técnico.  “Ao analisar a carcaça, o pecuarista tem um raio-X do que possui na fazenda e também do potencial de produção no Tocantins”, afirma Andrea. No ano passado, duas etapas ocorreram no Estado no município de Gurupi.

O gerente de produto da ACNB e coordenador do campeonato, Guilherme Alves afirma que os participantes ficaram empolgados com o resultado e já marcaram outra etapa para junho, durante a Exposição de Araguaína.

A segunda etapa do campeonato acontece nos dias 29 e 30 de março, na unidade do frigorífico Mataboi, em Santa Fé de Goiás (GO).

O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças é promovido pela ACNB e conta com os patrocínios da Dow AgroSciences, da Coopers Saúde Animal, da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária e da Revista Dinheiro Rural. Esta etapa contou com a participação da ACNT e do Frigorífico Minerva.

Sobre o Circuito Boi Verde

O Circuito Boi Verde é a única competição do gênero no país que visa orientar os pecuaristas quanto aos parâmetros de maior liquidez comercial vigente no Brasil. Durante a disputa, o pecuarista entra em contato direto com as práticas de produção e industrialização de carne de qualidade. O campeonato permite o mapeamento do desempenho frigorífico dos animais da raça Nelore no Brasil e países vizinhos. Além disso, proporciona a troca de experiências e a valorização dos pecuaristas. (Informações da Ascom/Contatocom)

http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?idnoticia=13368