Um campeonato que avalia o desempenho frigorífico de animais criados em diferentes condições, contribuindo para o desenvolvimento da pecuária nacional.
Um campeonato que avalia o desempenho frigorífico de animais criados em diferentes condições, contribuindo para o desenvolvimento da pecuária nacional.
Em 2009 o Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças realizou 14 etapas . O campeonato passo por diversos Estados do Brasil e até pelo Paraguai, contando com números expressivos. 127 pecuaristas participantes e 9.232 animais avaliados.
Este ano a oitava edição do Circuito Boi Verde teve a primeira etapa realizada na cidade de Araguaína, a 300 km de Palmas, no Tocantins.
“É um estado que exporta bastante animais. Tem mais gado de cria. Precisa de parceiros frigoríficos.“ comenta Gilberto Alves, coordenador CBV.
A avaliação em vivo dos animais e o abate técnico aconteceram no frigorífico Minerva que contou com 11 pecuarista e 297 animais.
Os criadores do norte tocantinense prestigiaram a iniciativa e viram de perto o trabalho realizado por outra fazenda da região, todas produtoras de Nelore.
“Agente já começa a movimentar os pecuaristas no sentido de acordar para essa grande possibilidade aqui no Tocantins de produzir qualidade de carne, especialmente com Nelore, que é a nossa tarefa.” enfatiza Epaminondas de Andrade, da Fazenda Vale do Boi, bicampeã no Circuito Boi Verde em Araguaína.
Os parceiros da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) não deixaram de participar.
“A pecuária de corte e a pecuária de elite no Estado vem percebendo a importância destes abates técnicos.” , diz Andréa Stival, presidente da Nelore Tocantins (ACNT).