Rota do PMGZ 2024 visita Fazenda Vale do Boi

Ricardo Abreu esteve na Fazenda Vale do Boi, onde conversou com Ricardo Andrade, responsável pela gestão do rebanho, referência do PMGZ.

Andrade destacou o valor do criterioso processo de coleta, registro e analise de informações na gestão da propriedade e do criatório.

Ao longo dos últimos 50 anos, estes dados foram fundamentais para o sucesso do empreendimento e na melhoria constante da produtividade do plantel.

Ricardo Andrade aponta : “Só permanecem no rebanho, matrizes que estejam produzindo, mantendo-se saudáveis, concebendo, desmamando produtos com boas avaliações. Se ficarem abaixo dos nossos critérios de seleção, são descartadas”.
João Batista, técnico de campo da ABCZ na região, fala da importância dos índices de eficiência reprodutiva. “Só com matrizes produtivas é que a conta fecha”.

Abreu lembra do pioneirismo da Vale do Boi desde no uso do CDP (controle de desenvolvimento ponderal) até o PMGZ dos dias atuais. “Com uma idade média pouco abaixo dos 6 anos, aqui só fica matriz DECA 1” destaca.