Informativo Pasto Livre (Down AgroSciences)
Os bons preços recebidos pela arroba do boi gordo ao longo de 2014 em relação ao ano passado deram um novo ânimo para o pecuarista.
As dificuldades existem, mas quem tem a vivência do campo e conhece a produção animal, encara esses obstáculos como desafios e busca sempre atingir as expectativas da melhor maneira possível, superando resultados, que antes eram bons, para índices ainda melhores.
Nas diferentes regiões brasileiras, embora sob diferentes condições, o objetivo é um só: trabalho e intensificação da produção.
Veja o relato de quem ama o que faz e busca sempre aprimorar o conhecimento, a técnica, os resultados, além de colaborar diariamente para o crescimento desta atividade que nos move.
CERRADO
Epaminondas de Andrade, Fazenda Vale do Boi, Carmolândia-TO, 3.300 cabeças em 1.400ha de pasto.
“O principal desafio para nossa atividade em 2014 foi a irregularidade das chuvas na região”, conta Epaminondas, proprietário da Fazenda Vale do Boi, em Carmolândia-TO. Ele destaca que reduzindo um pouco a lotação, além de aprimorar ainda mais o manejo, ação favorecida pela fertilização do solo, houve superação das adversidades.
Para obter resultados positivos na pecuária dos dias atuais, Epaminondas considera fundamental o investimento em fertilidade do solo, além de administrar os custos, sempre com racionalidade de manejo.
A equipe da Fazenda Vale do Boi acredita que, ampliando o sistema de distribuição de água de qualidade em bebedouros para todo o rebanho, o sistema deverá contribuir com aumento de no mínimo 20% sobre o desempenho econômicos dos animais. “Estamos produzindo 10@ por hectare por ano e pretendemos chegar a 15@. Para tanto, estamos suplementando todo o rebanho o ano inteiro”.
NORDESTE
…