Informativo Nelore Ago 2005
Etapas inéditas integram avaliações do primeiro semestre
Um desempenho impressionante. Essa é a avaliação a que se pode chegar ao analisar os resultados da terceira edição do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças no primeiro semestre deste ano. O Circuito, iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em conjunto com a Tortuga Cia. Agrária e Zootécnica e associações regionais de criadores de Nelore, acumulou sucessos quantitativos e qualitativos. Além do expressivo volume – 7.713 animais inscritos em 12 etapas, contra os 5.751 animais das 13 etapas do ano passado -, foram realizadas etapas inéditas que contribuíram para aumentar ainda mais a abrangência do Circuito.
“Entre o final do mês de fevereiro e a primeira quinzena de junho, a equipe técnica da ACNB acompanhou as etapas realizadas em seis Estados brasileiros mais a etapa internacional, ocorrida em Assunção, no Paraguai”, registra Eládio Curado de Vellasco Filho, gerente de produto da ACNB. “Com as avaliações que devem acontecer nos próximos meses nessas localidades, vai ser possível estabelecer parâmetros sobre as diferenças observadas nos rebanhos em diferentes estações”.
E é exatamente o que se pretende fazer no Tocantins. Essa é a primeira edição em que são promovidas etapas no Estado e a adesão tem sido tanta, que planeja-se promover outra etapa no mês de setembro. Os resultados impressionaram. “Nossa intenção agora é obter dados sobre o desempenho do rebanho no período de seca, que está por vir, e comparar os dados com os registrados no período das águas”, comenta Nilton Cesar Marques, secretário executivo da Associação dos Criadores de Nelore de Tocantins (ACNT), parceira da ACNB na organização do Circuito Boi Verde no Estado.
Nesse primeiro semestre, as etapas do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças abrangeu os Estados do Espírito Santo (1 etapa – 260 animais inscritos), Goiás (2 etapas – 1.815 animais inscritos), Mato Grosso (1 etapa – 702 animais inscritos), Mato Grosso do Sul (4 etapas – 3.525 animais inscritos), Minas Gerais (1 etapa – 314 animais), Tocantins (2 etapas – 666 animais inscritos), mais a etapa internacional, realizada em Assunção, no Paraguai (1 etapa – 431 animais inscritos. Vale lembrar que os dados coletados sobre desempenho dos rebanhos nas plantas de abate contribuem para identificação de regiões potenciais para venda de touros Puros de Origem (PO) selecionados. Daí a relevância de uma iniciativa abrangente como o Circuito. Acompanhe os vencedores das etapas de Araguaiana (TO) e Colatina (ES), ainda não publicados no Informativo Nelore.
12ª Araguaina (TO) – Frigorífico Boiforte
378 animais inscritos e 12 pecuaristas participantes
Melhor Lote In Vivo Campeão: Epaminondas de Andrade
Reservado Campeão: Sandoval Lobo de Cardoso
Melhor Lote Carcaça Campeão: Epaminondas de Andrade
Reservado Campeão: Sandoval Lobo de Cardoso
Mas info: Abate Técnico – Circuito Boi Verde