Aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (03/05), em Uberaba/MG, a 78ª ExpoZebu (Exposição Internacional das Raças Zebuínas) com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e diversas autoridades, dentre embaixadores, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, entre outros representantes de órgãos públicos.
A solenidade foi iniciada por volta das 10h, no Parque Fernando Costa, com o pronunciamento do Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Logo após o pronunciamento do governador, os homenageados com o Mérito ABCZ receberam a comenda das mãos dos diretores da ABCZ. Foram homenageados os criadores de raças zebuínas Djalma Bezerra (Ananindeua/PA), Epaminondas de Andrade (Araguaína/TO), José Francisco Junqueira Reis (Lins/SP), Torres Lincoln Prata Cunha (Uberaba/MG), o reitor da Universidade de Uberaba e criador Marcelo Palmério (Uberaba/MG), o presidente da Embrapa Pedro Antonio Arraes Pereira e o presidente da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) Raysildo Barbosa Lôbo. Na Categoria Internacional, foi homenageada a criadora da Bolívia Nancy Peña de Roca. Já na Categoria Funcionário, o responsável pelo Escritório Técnico Regional da ABCZ em Salvador, Simeão Machado Neto.
NA sequência, o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi fez seu pronunciamento, no qual ressaltou o profissionalismo, a importância e a contribuição do setor agropecuário para o Brasil, com ênfase no trabalho dos produtores. “Progressistas, modernos e inovadores de fato na economia brasileira são os produtores rurais e profissionais voltados para a produção agropecuária. O produtor rural faz por merecer maior valorização como interlocutor no debate político, na formulação das políticas públicas, nas discussões sobre a vida nacional. Um tratamento livre dos estigmas e preconceitos que são reveladores, sobretudo, dos ranços e da pobreza de espírito daqueles que os enunciam, mas que nos prejudicam em nossas atividades econômicas”, afirmou.
Biagi destacou ainda que o Brasil é o único país capaz de aumentar a sua produção num ritmo que atenda a essa demanda. “Não precisamos de mais áreas de pastagens; precisamos apenas de difundir mais informação, conhecimento e tecnologia para os médios e pequenos produtores, para que a transformação da nossa realidade seja uniforme e seus resultados se multipliquem. Este é um desafio para ABCZ e para as entidades irmãs na promoção das raças zebuínas, mas é um desafio também para as políticas públicas e a sociedade”. Outros pontos destacados pelo presidente da ABCZ foram a necessidade de aliar preservação ambiental com a produção de alimentos e o papel decisivo das raças zebuínas na produção de carne e leite de qualidade.
Após o pronunciamento do presidente da ABCZ, o ministro Mendes Ribeiro Filho discursou para o público presente. A cerimônia foi encerrada com a abertura oficial da campanha de combate à febre aftosa no estado de Minas Gerais, com a presença de representantes do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), responsável pela sanidade dos animais no estado.
…