ABCZ-TV: Melhoramento genético Nelore no Tocantins

TV ABCZ 126

Trabalho moderno de gestão e o uso do PMGZ transformaram o rebanho Nolore da Fazenda Vale do Boi em um dos melhores do país. Os resultados foram mostrados na prática no dia de campo.

Veja a reportagem apresentado no Canal do Boi, Terra Viva e Canal Rural.

 

O ABCZ TV mostra hoje como a avaliação genética sustenta os resultados do rebanho zebuíno do Tocantins.

O acesso limitado a tecnologias não impediram o trabalho moderno de gestão e a evolução genética do rebanho da Fazenda Vale do Boi. O criador Epaminondas de Andrade usa o PMGZ (programa de melhoramento genético de zebuínos) a 31 anos.

Em 1.900 há são mantidas 1.000 matrizes registradas em regime total de pasto. Por ano são colocados no mercado cerca de 300 touros Nelore. A cada safra novos produtos são identificados pelo programa e se destacam no sumário da ABCZ.

“Você melhora as taxas de fertilidade do rebanho quando se tem este aparato na mão para pinçar os indivíduos portadores destas características.“ destaca Fernando Galvani, médico veterinário de Marabá no estado do Pará.

No topo do ranking, a marca VB da Vale, aparece com quatro animais entre os 20 melhores raçadores do Nelore. Imperador VB da Vale, terceiro colocado, produziu sêmen aos 18 meses e já desponta como principal pai da geração 2009.

“Com um trabalho correto, a chance de melhora no seu rebanho cresce, atingindo efetivamente os resultados expressados pelos IQGs e DEPs.” comenta Ricardo José de Andrade, zootecnista, gerente da fazenda Vale do Boi.

Dia de Campo

A densidade demográfica no Tocantins se assemelha a de regiões desérticas do planeta. Receber quase cem pessoas em um dia de campo foi um marco para o PMGZ e o promotor o evento.

“O PMGZ tem uma amplitude na comparação do rebanho, na aplicação dos meus touros nelore muito grande, maior que qualquer outro. Alguém disse agora pouco que o PMGZ é o maior programa de avaliação genética em gado de corte do mundo. Eu acredito que sim.” destaca Epaminondas de Andrade, pecuarista, proprietário da Fazenda Vale do Boi.

A contribuição mais valiosa de um reprodutor ao plantel vai muito além das primeiras contas que são feitas na relação de troca. Um animal melhorador leva no DNA os alicerces sólidos para construir um rebanho eficiente.

“O caminho é por ai. Quando agente consegue ver que as ferramentas teóricas do programa de melhoramento são utilizadas, agente vê na prática o resultado como agente viu aqui.“ salienta Lauro Fraga, gerente corte PMGZ.

https://www.youtube.com/embed/WlnSLagYcsg