Empresas que participam da premiação do Sebrae ganham competitividade e melhoram a gestão dos negócios
Reconhecer micro e pequenas empresas que buscam o aumento da qualidade, produtividade e competitividade pela aplicação de métodos de gestão diferenciados. Esse é o objetivo do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que homenageia, entre outras categorias, o agronegócio. Neste setor, o prêmio vem ganhando destaque entre os produtores rurais que procuram melhoria contínua e excelência na gestão de seus negócios.
Epaminondas Andrade, empresário e agropecuarista, foi vencedor nacional em 2009 pelas boas práticas de gestão implementadas na Fazenda Vale do Boi, na Região Norte do Tocantins. Lá todo o trabalho é feito com muito cuidado e organização. O fluxo de caixa é rigorosamente controlado, todos os funcionários são registrados conforme as leis trabalhistas, as instalações são adequadas e a preocupação ambiental é prioridade.
Para o empresário, o prêmio traz grande contribuição ao agronegócio no Tocantins e é exemplo para toda a classe agropecuária do estado. “A premiação incentiva o aprendizado e a busca por aperfeiçoamento continuado. É uma oportunidade para que outros agricultores revejam seu tipo de gestão”, diz. Hoje, ele se dedica a disseminar os objetivos do prêmio entre os companheiros do campo, orientando e trocando experiências sobre qualidade em gestão.
O prêmio é realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com o Sebrae, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Grupo Gerdau. Além do agronegócio, a iniciativa premia as categorias indústria, serviços, comércio, serviços específicos de educação, saúde, tecnologia da informação e turismo, e a categoria especial ‘boas práticas de responsabilidade socioambiental’, que destaca ações de empresas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas. Desde a sua criação, em 2004, o prêmio já recebeu mais de 57 mil inscrições.
Independentemente de ser premiado ou não, os participantes, ao se inscreverem, preenchem um questionário, onde é avaliada a gestão de seu negócio. As informações resultam em um diagnóstico, feito pelo Sebrae, que detecta e aponta sugestões de melhorias para cada empresa. Esse, segundo a coordenadora nacional do prêmio pelo Sebrae, Maria Del Carmen Stepanenko, é o grande destaque da iniciativa. “O importante é a reflexão da empresa sobre sua gestão, para que o empresário fique mais preparado e parta em busca de melhorias”, afirma.
O prêmio valoriza esforços e ações de empreendedores que demonstram excelência na prática de gestão. Veja os critérios analisados:
Liderança;
Estratégias e planos;
Clientes;
Sociedade;
Pessoas;
Informações e conhecimento;
Processos; e
Resultados.