Após 180 dias de avaliação, são divulgados os campeões de cada raça participante do Centro de Performance Lagoa


PARTICIPARAM DA AVALIAÇÃO 336 ANIMAIS DE 105 CRIADORES DE NOVE DIFERENTES ESTADOS

Durante 180 dias, 336 animais de 105 criadores de nove diferentes Estados foram avaliados no Centro de Performance Lagoa, iniciativa da maior central de genética bovina da América Latina. O 1º Leilão do CP Lagoa, que fecha a temporada, será realizado no sábado (17), no recinto da FEAPAM, em Ribeirão Preto, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi a partir das 14h. Mas para chegar até o leilão, os animais passaram por diversas etapas.

Em busca de animais jovens geneticamente superiores, a avaliação começou no início de maio, com a entrada dos animais. A primeira pesagem dos touros jovens, após 42 dias de adaptação, foi realizada no dia 26 de junho. As avaliações intermediárias aconteceram no dia 21 de agosto e as finais foram realizadas entre 17 e 21 de outubro. Os 150 melhores touros com Índice CP Lagoa positivo foram classificados para o leilão.

O Índice foi formado a partir da ponderação das 12 características produtivas – peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo, sendo as mesmas características para todas as raças. “No entanto, a ponderação de cada uma delas foi diferente, determinado pelo corpo técnico de cada associação, para evitar o efeito comparativo entre elas”, ressalta Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa.

Dos 183 touros Nelore e Nelore Mocho que participaram do CP, 88 foram classificados para o leilão. O campeão foi Janitor Rio da Mata (Nelore), da Beabisa Agropecuária Ltda, que alcançou 16,57 pontos de Índice CP Lagoa, seguido por Serrador (Nelore Mocho), de Maria Lilian Chateaubriand; Oceano de CV (Nelore Mocho), de Carlos Viacava; Bacarau (Nelore), de Orildes Ravagnani; e Imperador VB da Vale, de Epaminondas de Andrade. Todos foram contratados pela Lagoa para teste de progênie, podendo vir a integrar a bateria de doadores de sêmen da Central.

No Brahman, que teve 37 animais inscritos e 16 classificados para o Leilão, o campeão foi Good Brahmania, de Bruno Aurélio Ferreira Jacintho, que alcançou 9,38 de Índice CP Lagoa, e também participará do teste de progênie da Lagoa. O touro foi seguido por Mr Nova Pousada POI 761, de Wilson Lemos de Moraes Junior e JDH Atlas Manso 328/3, de Francisco José Ferreira Jacintho.

Na raça Guzerá, dos 51 animais inscritos, 20 alcançaram Índice CP Lagoa positivo e estarão no Leilão. O campeão foi Fondare FIV do DER, de Dante Emílio Ramenzoni, com 13,21 pontos de Índice; seguido por Pinguin Lach GZ, de Luis Armando Chambrone e Chapecó R GZ, de Renato José Pinto da Rocha. Fondare e Chapecó foram contratados pela Lagoa e participam do teste de progênie.

No Tabapuã, dos 60 touros inscritos, 30 vão para o Leilão. Os três primeiros colocados da raça são de Maria Helena Dumont Adams: Naua da Prata, campeão com 15,04 pontos de Índice CP Lagoa; Natro da Patra e Nomeado da Prata. Os dois primeiros vão participar do teste de progênie da Lagoa.

“O resultado foi fantástico. A ponderação das 12 características feita pelo corpo técnico de cada raça contemplou os animais funcionais, equilibrados e harmônicos, que tiveram Índice CP Lagoa positivo. Esses jovens talentos serão disponibilizados no 1º Leilão do CP Lagoa, a oportunidade dos criadores levarem verdadeiras jóias raras para seus rebanhos. São animais avaliados, comprovados e que representam a ponta do progresso genético”, finaliza Ricardo Abreu.

http://www.crvlagoa.com.br/noticias.asp?idS=2&idN=684&Tit=Ap%F3s%20180%20dias%20de%20avalia%E7%E3o,%20s%E3o%20divulgados%20os%20campe%F5es%20de%20cada%20ra%E7a%20participante%20do%20Centro%20de%20Performance%20Lagoa